Friday, September 18, 2009

A arte do elogio...é difícil pacas....

"Elogio é o enaltecimento de uma qualidade ou virtude de algo ou de alguém. Serve também como uma ferramenta educacional utilizada para motivar outras pessoas, aumentando sua auto-estima ou corrigindo um defeito".
Esta definição é da Wikipedia. E acho que retrata bem o aspecto que eu gostaria de compartilhar hoje.
A primeira parte (a do "enaltecer uma qualidade ou virtude) é bacana. Mas como determinar se esta qualidade, que será elogiada, é algo de destaque (e que merece o elogio) ou é uma obrigação?
Vamos a um exemplo: "Fulano, meus parabéns! Você sempre chega na hora, no trabalho. Caracas, não é obrigação?
Mas, é bem verdade, que as pessoas não cuprem nem elas... ser honesto, ser fiel, ser pontual, ser proativo, ser interessado deveriam ser fatores que decidiram a contratãção e não motivo de elogio.
Aí entra a segunda parte (a do serve como ferramenta educacional para motivar...).
Quando eu descubro isso, posso sair elogiando todo mundo porque, ou eu motivo este elogiado, corrijo algum erro ou elevo a auto-estima dele.
É batata!
Não tem como perder...eu elogio e ganho tudo isso.
Desta feita, o elogio pode se transformar em moeda barata.
No livro de Dale Carnegie (A Arte de Fazer Amigos e Influenciar Pessoas), tem um capítulo destinado ao inimigo número um do elogio: a crítica!
Ele nos ensina que não devemos criticar de forma nenhuma e que não existem críticas "construtivas", blá, blá,blá.
Crítica é crítica! E você não conseguirá nada de alguém se fizer uma crítica, por melhor que seja sua intenção.
O livro me parece correto. Realmente eu nunca aceitei uma crítica pois estava convicto de que estava certo. Comos presos do Carandiru acham que tiveram motivos...

Por isso tenho dificuldades com esta coisa de elogio. Não vou usá-lo pedagogicamente. Vou fazê-lo quando sentir no coração que o que foi feito foi além da obrigação.
A dificuldade, inclusive, está em receber elogio. Se acho que o que foi feito era o que estava previsto, não consigo me sentir elogiado.

Mas, no final, acho que estão certos aqueles que não criticam e sabem elogiar. Elogiam a todo tempo. Estes conseguem fazer mais amigos e influenciar pessoas do que eu.

Isto já é o suficiente para que eu tente, treine, me discipline e me dedique a tentar ser um elogiador.

Deus queira que não pareça falso....

1 comment:

  1. Pessoal,

    Então... quando sentirem no coração o desejo de elogiar alguém. existe um site que centraluza elogios para empresas, produtos, profissionais e serviços. Blogs também! É o site ElogieAki.

    Elogios são positivo e nós ajudamos na corrente do bem!

    Boa sorte a todos!

    ReplyDelete