Saturday, July 9, 2011

SWOT no Planejamento da Vida Pessoal

Nascemos sem manual!
Nascemos sem planejamento!

Nosso manual do "equipamento" está não só atualizado, como aperfeiçoado pelo avanço tecnológico...nossa expectativa de vida é gigante!
Infância, pré-adolescência, adolescência, juventude, vida adulta, idade do lobo, meia-idade, terceira idade, quarta idade...tudo isto e apenas cronologia. Determinada apenas pelo tempo.

Mas nascemos sem manual nem planejamento para viver a vida.
Se tiver sorte, você nasce num berço em que os líderes são proativos, a "equipe" é motivada e coesa assim vai...

Mas, ninguém te prepara para a tomada de decisões.

Como nas igrejas católicas, onde padres falam sobre família (coisa que desconhecem a prática), se sua vida não for exatamente da forma como seus pais (líderes) construiram para si, eles também pouco podem colaborar com seu planejamento e sua tomada de decisões.
Podem, de todo coração (mas no máximo), torcer para que dê certo.

Ah se eu tivesse usado a tão famosa análise SWOT para as minhas decisões!!!

Podiam ter me dito que antes de tomar decisões sobre relacionamentos eu devia analisar as ameaças e as oportunidades....
Podiam ter me ensinado a potencializar minhas forças e tentar neutralizar ou tomar contra-medidas para as minhas fraquezas...

Tudo bem que você pode usar o PDCA para reverter o planejamento que eu errado na execução...mas e se for tarde? E se já não der mais tempo para reverter e você descobre que fez uma cagada imensa?

Alguns vão dizer: Esta é a graça da vida!

Mas, acredite, se você puder fazer a FOFA (SWOT em português) em sua vida pessoal não vai estar num sábado às 19:23 escrevendo num blog solitário...

No comments:

Post a Comment